Postagens mais visitadas

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Homenagem a Chico Mendes

Sobre esse grande Brasileiro o Marcelo e o Celso têm até muito mais base,vivência e informação para falar,mas eu não poderia deixar de registrar a homenagem a esse grande CIDADÃO BRASILEIRO,que abriu os olhos do mundo para o absurdo das queimadas na Floresta Amazônica, a exploração ilegal dos seringais,a condições desumanas em que trabalhavam seringueiros,castanheiros e extrativistas,as ameaças constantes à sua vida e a vida de todos aqueles que queriam bem á floresta.EM DEFESA DOS POVOS DA FLORESTA, visava por um fim as atividades predatórias contra a Floresta e as violências dos fazendeiros e esse projeto foi aclamado no congesso feito em prol dos trabalhadores da floresta por quase seis mil pessoas.

Em 22 de dezembro de 1988,Chico Mendes foi morto com tiros de escopeta na poreta dos fundos de sua casa,quando saía de casa para tomar banho,deixou esposa e dois filhos,em Xapuri,sua cidade natal,no Estado do Acre,foi morto por Darli Alves da Silva,a mando de Darcy Alves Ferreira,pai de DARLI,os dois foram condenados a 19 anos de prisão.

Após a morte de Chico Mendes,mais de trinta entidades sindicalistas,políticas,religiosas e de direitos humanos e ambientalistas se uniram para formar o ” COMITÊ CHICO MENDES”, cobraram providências do Poder Público para que o crime não ficasse sem punição.

O jornalista Edilson Martins lançou em 1989 um documentário ” CHICO MENDES_ UM POVO DA FLORESTA”,nele,Chico dizia que seria morto em mais ou menos tempo,no mesmo ano,o saudoso cantor Jessé gravou e lançou uma música com o título” CHICO MENDES”, também em 1989,Paul McCartney lançou a canção ” HOW MANY PEOPLE” em memória do brasileiro,” LOUVOR A CHICO MENDES”, foi lançado pela cantora Simone,também em 1989.

O filme ” THE BURNING SEASON( AMAZÔNIA EM CHAMAS)”, lançado em 1994 e que traz o conceituado ator RAUL JULIA( em seu penúltimo papel) como Chico Mendes.

Em ” AMAZÔNIA,DE GALVEZ A CHICO MENDES”, minissérie escrita por Glória Perez e exibida pela TV Globo em 2007,o ator Cassio Gabus Mendes faz o papel do seringalista e ambientalista.O cantor e compositor Zé Geraldo lançou em 1990 o disco” VIAGENS & VERSOS”,que contém a canção ” O Seringueiro”, cuja a letra conta a trajetória de Chico.

Em 1995,o grupo de pop rock mexicano ” MANÁ” lançou a canção ” Cuando Los Angeles Lloram”,que é nome do disco também,em homenagem ao brasileiro.

Vale ressaltar também que a ONG TORTURA NUNCA MAIS,ONG que cuida dos direitos humanos criou o prêmio Medalha Chico Mendes de resistência,uma homenagem a todos aqueles que lutam pelos direitos humanos e também uma homenagem ao próprio Chico,várias personalidades ganharam o prêmio como D. Paulo Evaristo Arns, Paulo Freire, Barbosa Lima Sobrinho, Herbert de Souza( Betinho),entre outros.

Elenira,uma das filhas de Chico,criou uma ONG,para projetos sociais e ambientais,mas ela e sua mãe,Ilzamar foram acusadas pelo Ministério Público do Acre de desvio de verba e improbidade administrativa.

Chico Mendes, Irmã Dotothy Stang e tantos outros que deram a sua vida em prol da Floresta Amazônica e daqueles que trabalham nela com decência e honestidade,a eles é dedicado esse texto,quando que as autoridades vão enxergar que esse a questão ambiental também é prioridade? Também é fundamental? Em Defesa Dos Povos Da Floresta.

 
 
 
 
 
 
 
FONTE: Colunista: Maicon Negreiros

Web: Emerson Machado
Guia Macabu – 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário