Postagens mais visitadas

quarta-feira, 14 de março de 2012

SISTEMA SOLAR



ientistas americanos revelaram ter fortes evidências de que existe um nono planeta, já batizado de Tyche, em nosso Sistema Solar, que fica além de Plutão – que deixou de ser planeta há cinco anos – e é enorme.
Os indícios foram coletados pelo telescópio espacial Wise, da Nasa, que oferece provas de que esse gigante planeta gasoso está escondido no exterior da Nuvem Oort, o local mais distante do Sistema Solar.
O astro foi chamado de Tyche (pronuncia-se tái-ki) pelos dois astrofísicos que propõem que ele seja elevado ao status de planeta, Daniel Whitmore e John Maltese, da Universidade da Louisiana.
O primeiro lote de dados sobre Tyche deverá ser liberado em abril. Depois que o Tyche for localizado, a União Astronômica Internacional (IAU) é que vai dizer se ele terá o status de planeta.
O problema principal que a IAU poderá ter com a proposta é que o Tyche se formou em volta de outra estrela e depois foi capturado pelo campo gravitacional do Sol. Talvez a organização tenha de criar uma nova categoria para essa bola gigante de gases.
Os cientistas suspeitam que Tyche tenha quatro vezes a massa de Júpiter e uma órbita 15.000 vezes mais distante do Sol do que a Terra e 375 vezes mais distante que Plutão.
Do R7

Um comentário:

  1. serioo todas partes do sistema solar eu adoro

    todas marte eu estudo mais marte mercurio e venos

    ResponderExcluir