quinta-feira, 14 de julho de 2011

Motocross

O que é o motocross?
Motocross é um esporte radical no qual o praticante usa uma motocicleta especial, conhecida como Enduro, e deve percorrer um determinado circuito fechado no qual enfrenta alguns desafios sobre a motocicleta, como passar por lamaçais, saltar sobre montes de terra, entre outros. Como o motocross pode ser praticado em diversas categorias diferentes, ele é considerado o esporte de moto velocidade mais praticado atualmente.

O motocross é um esporte perigoso?
Todos os esportes que envolvem veículos que atingem altas velocidades apresentam um grau de risco bastante grande. Mas é sempre importante lembrar que o iniciante no esporte levará algum tempo até começar a realmente fazer saltos e correr em circuitos mais perigosos, o que lhe dará tempo para aprender como funciona o esporte e praticá-lo correndo o menor risco possível.

O que é necessário para a prática desse esporte?
Para praticar motocross é necessário muita disposição e um excelente preparo físico, afinal o motocross é um esporte que exige muito esforço e concentra a força nos ombros e braços do praticante. Além disso, os participantes devem estar aptos a carregar todo o equipamento de segurança que é exigido para a prática de motocross, como:

Capacete;
Colete;
Luvas;
Botas;
Joelheiras;
Calça com proteção;
Camisa;
Protetor de coluna e pescoço;
Óculos;
Protetor de nariz.
Há restrição de idade para a prática de motocross?
Não há restrições para o início da prática do esporte, mas é importante lembrar que o praticante de motocross precisa de força e altura para pilotar a motocicleta. Apesar de não haver restrições para a prática do esporte, a grande maioria das competições oficiais só aceita participantes maiores de 16 anos.

O que é importante saber antes de iniciar a prática do motocross?
Antes de se iniciar nesse fascinante esporte que é o motociclismo é importante lembrar que há algumas restrições quanto ao tipo das motocicletas que podem ser usadas, assim como o tipo dos pneus que podem ser usados. Também é importante verificar qual a categoria em que se pretende competir, afinal diferentes categorias têm diferentes restrições. Uma dica interessante para quem deseja iniciar na prática desse esporte é procurar clubes ou associações de motocross em sua cidade, afinal elas podem ajudar a esclarecer dúvidas e dar informações interessantes sobre campeonatos e lugares onde praticar o esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário