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domingo, 17 de julho de 2011

Projeto Festa Junina Escola Ariston Ferreira da cunha,, BR 317 Km 100



                                   JUSTIFICATIVA:

Estamos no mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas. Vender convites, ensaiar a quadrilha e danças típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso para nossos alunos? Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante os mêses de junho, julho e agosto, sem dúvida o pensamento, o modo de agir, do pensar crítico de nossos alunos será diferente, além do imaginado, o beneficio cultural que um projeto como o que estamos desenvolvendo, ficará marcado nestas vidas dos alunos que estão desabrochando para o mundo, para o futuro e, que mundo é esse que buscamos para nossos filhos? Um mundo igualitário, com pessoas educadas, que respeitem as tradições, respeitem o  credo de cada um, que este mundo seja de todos e para todos, sem violência,  ódio, rancor, em fim, um mundo igualitário.
Nossa escola é novsa tem apenas dois anos e não disponibiliza de recursos oriundos do governo federal tais como: PDE e PDDE.
É neste intuito que estamos realizando este projeto não somente para angariar recursos, pois os mesmos será para comprar alguns equipamentos para a escola, bem como materiais pedagógicos e eletrônicos, poder realizar pequenos reparos e outros, não estamos visando somente o financeiro, mas o benefício que este projeto trará para comunidade escolar será muito mais; Atividades culturais, éticos, morais e sem dúvida estaremos promovendo a solidariedade.

POR QUE REALIZAR ESTE PROJETO?

A Vida monótona das comunidades dos projetos São Luiz do Remanso e São Gabriel fez com que a escola observasse nestas comunidades a necessidade de realizar uma atividade cultural, no sentido de estarmos contribuindo com as comunidades, com isso, a direção, juntamente com os professores e alunos irão mostrar as diversidades de manifestações folclóricas, os hábitos e costumes, comidas típicas bem como as crenças, os valores e, de forma mais ampla, o modo de viver e de fazer a cultura do povo brasileiro, a qual é impar e tem grande importância no aprendizado dos alunos, sem dúvidas estaremos promovendo um amplo aprendizado, procurando acima de tudo ocupar a mente de nossas crianças e jovens, focando na cultura e na diversidade folclórica brasileira.
A Escola Ariston Ferreira da Cunha, entretanto se preocupa em fazer com que seus discentes tomem conhecimento da importância de valorizar a cultura popular Brasileira.
A festa junina e o folclore, caracteriza-se, como uma das manifestações culturais mais tradicionais e divertidas do nosso país com vestuários, danças, folguedos, músicas, e comidas típicas variadas.
Como manter viva essa tradição uma vez que a cultura contemporânea enfatiza a tecnologia, a informatização e a sofisticação da vida em sociedade?
A escola tem papel fundamental nesse processo, uma vez que também é responsável pela socialização deste saber historicamente construído o qual consideramos parte essencial na formação para a cidadania. Assim estaremos desenvolvendo nossa festa junina, (embora realizada em agosto), engajada no resgate da História da cultura brasileira, cumprindo desta forma com o que nos propomos em nosso Projeto Pedagógico que aponta para um ensino contextualizado, interativo e uma aprendizagem significativa, bem como cumprindo com os preceitos educacionais que enfatizam o saber fazer e o saber conviver. A relevância do projeto diz respeito à capacidade de mobilizar a comunidade escolar (professores, alunos, coordenação e auxiliares) na implementação de ações didático-pedagógicas que contribuem para escola cidadã.


OBJETIVO GERAL:

Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas e folclóricas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ø  Conhecer a origem e as características das festas juninas;
Ø  Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo;
Ø  Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
Ø  Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas;
Ø  Valorizar a tradição das festas juninas;
Ø  Socializar com a comunidade escolar e familiar;
Ø  Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Ø  Ampliar o vocabulário;
Ø  Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
Ø  Desenvolver a valorização do homem do campo e de suas atividades;
Ø  Incentivar o gosto pela culinária junina;
Ø  Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício;
Ø  Propiciar aos alunos a participação em diversas brincadeiras;
Ø  Incentivar o desenvolvimento de manifestações sócio-educativas e culturais no âmbito escolar;
Ø  Promover a integração da comunidade escolar; Pesquisar as manifestações do folclore Nordestino e acriano.
Ø  Possibilitar a criatividade e a autonomia da clientela estudantil;
Ø  Estimular o Protagonismo juvenil e o espírito empreendedor;
Ø  Consolidar os conhecimentos escolares;
Ø  Estabelecer laços de companheirismo, solidariedade e união em classe;
Ø  Fortalecer a auto-estima;
Ø  Trabalhar na linguagem corporal (movimento, ritmo, coordenação motora, etc...);
Ø   Oferecer momentos de lazer a comunidade escolar e comunidade em geral;
Ø  Apresentar a produção dos alunos.
Ø  Promover a Festa junina da Escola Ariston Ferreira da Cunha
Ø  Vendas de cartelas

COMO DESENVOLVER?

O Projeto da Festa Junina será desenvolvido em um grande arraial montado na Própria Escola. Por se tratar de um projeto de caráter educativo, estabelecemos uma organização didática, expressa em um regulamento, que deverá orientar o trabalho dos professores, alunos e equipe técnico administrativa.



METODOLOGIA:

Ornamentação da Escola Ariston Ferreira da Cunha
Divulgação do projeto para o corpo docente e discente;
Confecção de convites juninos;
Exposição dos painéis confeccionados pelos alunos no pátio da escola;
Produção de textos, paródias, poesias, etc;
Pesquisas sobre as histórias dos santos do mês(junho e julho);
Confecção de murais - Receitas das comidas típicas;
Apresentação de danças típicas, mostrando habilidades motoras, literalidade e disciplina;
Exploração de leituras informativas, músicas juninas, história em quadrinhos,literatura de cordel etc.
RECURSOS HUMANOS:
Professores da Escola Ariston Ferreira da Cunha
Professores de Língua Portuguesa, História, Ciências, Artes, Ensino Religiosos, geografia, matemática, espanhol, religião Educação Física do Ensino Fundamental e Médio.
Alunos EJA II e EJA I
RECURSOS MATERIAIS:
Escola Ariston Ferreira da Cunha
Livros, jornais, revistas, material para painéis e murais, CD e equipamento de som., madeira,
CRONOGRAMA

ANO
2011
MESES
JUNHO
JULHO
AGOSTO
Ornamentação da Escola Ariston Ferreira da Cunha



Divulgação do projeto para o corpo docente e discente;



Confecção de convites juninos;



Exposição dos painéis confeccionados pelos alunos no pátio da escola;



Produção de textos, paródias, poesias, etc;



Pesquisas sobre as histórias dos santos do mês(junho e julho);



Confecção de murais - Receitas das comidas típicas;



Armação do pau de sebo



Exploração de leituras informativas, músicas juninas, história em quadrinhos,literatura de cordel etc



Apresentação de danças típicas, mostrando habilidades motoras, literalidade e disciplina;














































  
AVALIAÇÃO:

Serão avaliados de acordo com o seu envolvimento durante a realização do momento da apresentação e momento informativo, bem como análises das colocações dos discentes participantes.
Serão avaliados de acordo com a produção e participação da contextualização conjunta.


Autor do Projeto: Professor Francisco Nunes

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