Postagens mais visitadas

domingo, 18 de setembro de 2011

Exército realiza Operação Xinane para inspecionar fronteiras no Acre

Xiname
Durante 10 dias, militares treinados para combater os crimes típicos de fronteiras (como o contrabando de armas e munições, o narcotráfico, a extração ilegal de madeira, o descaminho de mercadorias, o tráfico de pes-soas e animais silvestre e a biopirataria) realizaram a Operação Xinane. Ela se concentrou na região do Marco 29, na confluência do Rio Envira com o Igarapé Xinane, na fronteira com o Peru.

Patrulhas tentaram localizar grupos armados peruanos, que invadiram a região de proteção aos índios isolados. No mês passado, a Polícia Federal (PF) prendeu o português Joaquim Antônio Custódio Fadista na Base Xinane, da Fundação Nacional do Índio (Funai), distante cerca de 20 Km da fronteira peruana. “Ainda vamos analisar os dados e informações coletados” disse comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (BIS), general Ubiratan Poty.

A Operação Xinane, com o apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), também disponibiliza médicos e enfermeiros que prestam atendimentos e distribuem remédios. A aldeia simpatia, pertencente à etnia Ashaninka, foi à comunidade beneficiada. “O Exército tem que se fazer presente nas áreas de fronteira, tanto para impor a soberania do país como para manter a integração nacional”, destacou o comandante da 4º BIS, tenente-coronel Danilo Mota Alencar.

Cerca de 200 homens, incluindo membros da Força Nacional, e 3 helicópteros (Pantera, Cougar e Black Hawk) compõem a operação, que tem por base o 4º BIS, sediado em Rio Branco. Mesmo com o encerramento das patrulhas ontem, a presença do Exército e de policiais militares vai continuar na região.

Quatro grupos de índios isolados habitam a região

Instalada há 23 dias na região, a Base Xinane já conseguiu identificar 4 grupos de índios isolados, composto por 3 povos ladeados e 1 nômade. Conhecidos pelo nome de Masko Piro, este grupo é oriundo do Peru e estaria sendo expulso da Amazônia peruana para a brasileira. Em julho, o posto avançado foi cercado e saqueado por narcotraficantes. Por conta disso, a PF aconselhou a retirada dos servidores da Funai.

Indigenistas suspeitam que os traficantes já tenham matado alguns índios. Há mais de 10 anos, o coordenador da base, José Carlos Meirelles, denuncia a migração dos nativos isolados. Com a intensa atividade madeireira no Peru e a chegada de garimpeiros atrás de ouro, algumas etnias estão em fuga para o território brasileiro protegido pela Base. Três povos já foram fotografados em uma expedição na aérea de fiscalização. As imagens rodaram o mundo, mas pouco se falou sobre as ameaças reais à sobrevivência deles.

Um pouco da história do 4º BIS

A presença do Exército Brasileiro no Acre remonta o início do século passado (1907). Sediadas nas capitais dos 3 Departamentos - Acre, Juruá e Purus - as primeiras companhias eram compostas por 1 capitão (comandante), 4 primeiros-tenentes, 2 subtenentes e 50 praças.

Em 1945 foi criado o ‘Tiro de Guerra 191’ em Rio Branco. A unidade foi instalada em terras pertencentes, na época, ao Território do Acre. Em 1967, a companhia passou a compor o recém-criado Comando de Fronteira Acre/Rondônia. Depois foram criados os destacamentos de Brasiléia (1970) e Plácido de Castro (1973).

Em 1976, em conformidade com o Decreto 77.804 de 9 de junho, o Comando de Fronteira Acre/Rondônia passou a se chamar 4º Batalhão Especial de Fronteira (BEF), que, 11 anos mais tarde, ganharia o nome de Batalhão Plácido de Castro, em homenagem a José Plácido de Castro, comandante da Revolução Acreana.

Finalmente, 1992, com o retorno da Brigada ao Comando Militar da Amazônia (CMA), chega-se à situação atual de subordinação e, logo no ano subseqüente, a definitiva titulação: Comando de Fronteira Acre/4º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS). No dia 9 de abril de 1999, foi criado o destacamento de Santa Rosa do Purus.



fonte: Jornal a gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário