Postagens mais visitadas

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

HERBÁRIO


Um herbário é uma coleção de plantas que foram previamente prensadas, e que depois de secas são organizadas numa espécie de livro ou dossier, segundo uma determinada ordem (por exemplo, alfabeticamente), de maneira a ser mais fácil de estudar. Um herbário pode ter apenas algumas plantas, como pode ter um número muito grande. Você pode iniciar um herbário e ir completando aos poucos!




Para que serve um herbário?

Um herbário tem como principal objetivo ser um instrumento de estudo e de identificação de plantas. Assim, depois de recolher uma amostra de uma planta, ou mesmo uma planta inteira (quando de pequena dimensão), prensá-la e secá-la, irá colocá-la no herbário, juntamente com uma pequena descrição, assim como o nome comum (que pode variar de região para região), e o seu nome científico (composto por duas palavras em latim, indicando o género e a espécie - este nome é igual em todo o mundo).

Para fazer um herbário é fundamental ter algo que prense e seque as plantas. Assim, de seguida explicamos como fazer uma prensa caseira, para que possa então tratar as plantas para serem guardadas e colocadas no seu herbário!

Material:

- 2 placas de madeira (40 x 30 cm - dimensões sugeridas), com um furo próximo de cada canto;
- 4 parafusos compridos e respetivas porcas de orelhas;
- jornais.

Procedimento:

Faça os furos próximos dos cantos das duas placas de madeira, e de seguida, entre elas coloque várias camadas de folhas de jornais, e no meio, a planta recolhida. Não se esqueça de anotar a data, o local, o nome da planta, e o nome de quem a recolheu. Tente ser o mais pormenorizado possível! De seguida tem uma imagem com os vários passos de como fazer a prensa.





Depois de colocar a planta entre as camadas de jornais, com os parafusos aperte o máximo que puder, para que toda a água presente na planta seja retirada. Não se esqueça de mudar diariamente as folhas de jornal, pois são estas que absorvem a humidade que sai da planta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário