sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Evolução




Evolução
.


A evolução é um conjunto de modificações que os seres vivos sofrem através dos tempos. A evolução pode ser explicada por alguns fatores como mutação gênica, recombinação gênica, seleção natural e isolamentos.

NOTA: A Panspermia Cósmica é uma teoria segundo a qual, a Terra teria sido colonizada por microrganismos oriundos do espaço, os cosmozoários.






Teoria Abiogênese ou Teoria da Evolução Espontânea:

Cerca de 2 mil anos atrás, surgiu a idéia de que a vida poderia se originar espontaneamente da matéria inanimada. Aristóteles e outros sábios da época acreditavam que larvas poderiam surgir "espontaneamente" do lixo, assim como outros seres poderiam aparecer na terra, da lama e de outros materiais.

Aristóteles admitia que, para um ser vivo se originar da matéria bruta, bastava apresentar o que ele chamou de "princípio ativo", que faria uma pedra se transformar num peixe, desde que as condições fossem favoráveis.
.



Receita de J.B.Van Helmont, em meados do século XVII
Nesta receita absurda o princípio ativo seria o suor da camisa; daí a necessidade da camisa ser suja. Entretanto, nunca ocorreu a Van Helmont isolar sua experiência para que os microorganismos não pudessem "entrar" no recipiente que continha os ingredientes. Assim, tal experimento sofria abertamente a interferência externa. A teoria da abiogênese começou a desmoronar.
A teoria da abiogênese foi derrubada definitivamente por Pasteur, realizando a experiencia com os balões em "pescoço de cisne".
1- A solução nutritiva é colocada no frasco.
2- 0 gargalo do frasco é curvalado em S ao calor da chama.
3- A solução é fervida fortemente durante alguns minutos.
4- A solução é resfriada lentamente e permanece estéril muito tempo.






A vida só se origina de outra forma pré-existente e não de um "Principio ativo" que segundo Aristóteles, poderia ser um objeto inanimado. As experiências do médico e biólogo italiano Francesco Redi e Louis Pasteur sepultaram definitivamente a teoria da abiogênese.



Diferentes pesquisadores modernos admitem que a nossa atmosfera passou por profundas modificações durante milhares de anos. Estudos recentes indicam que a atmosfera primitiva era composta de:.

Vapor d'água - H20
Metano - CH4
Amônia - NH3
Hidrogênio - H2


A atmosfera primitiva da Terra com seus gases e suas condições físicas propiciou a chance do aparecimento espontâneo de compostos orgânicos, que, mais tarde, se acumularam nos mares.

A atmosfera primitiva era ainda marcada por fortes tempestades decorrentes da condensação da água nas camadas mais altas, fortes descargas elétricas, erupções na superfície do planeta e radiações que chegavam do espaço.


.

A teoria do russo Oparin (* teoria dos coacervados) sobre a origem da vida, é hoje aceita como a de maior peso.











Gases (vapor de água + metano + amônia + hidrogênio + raios ultravioleta e descargas elétricas --> aminoácidos + outros compostos orgânicos + chuva levados para os mares --> "sopa química" ou "caldo nutritivo" --> formação de coacervados (compostos orgânicos reunidos) -> formação de protegenes (genes; primitivos) reunidos por membranas lipoprotéicas --> células primitivas (heterotróficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário