Postagens mais visitadas

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

fungos


Testes sobre fungos


01. (URCA) Os fungos classificados em um reino aparte (Reino Fungi) e, portanto, não podem ser considerados vegetais porque:

a) Possuem um tipo de pigmento fotossintetizante diferente dos vegetais verdadeiros.

b) Os seus cloroplastos são muito diferentes dos plastos vegetais.

c) Seus parênquimas e colênquimas são estriados e os dos vegetais são lisos.

d) A sua substância de reserva é o glicogênio e a parede é de quitina enquanto nos vegetais são amido e celulose.

e) Suas raízes não possuem pelos absorventes.

02. (COVEST) Sobre os fungos, pode-se afirmar que.

I II

0 0 – Assemelham-se às células animais, por apresentarem quitina na parede da maior parte de suas espécies.

1 1 – Não realizam o ciclo de Krebs.

2 2 – São heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta ou viva.

3 3 – Armazenam amido como substância de reserva.

4 4 – Apenas os fungos deuteromicetos são capazes de sintetizar clorofila, constituindo-se num elo evolutivo com os vegetais.

03. (UFRS) As afirmações abaixo se referem ao grupo dos fungos.

I. As leveduras são conhecidas por sua capacidade de fermentar carboidratos e produzir álcool etílico e dióxido de carbono, sendo utilizadas pelos vinicultores, panificadores e cervejeiros.

II. Fungos patogênicos são os principais causadores de doenças de pele em pessoas que estão com o sistema imunológico afetado, como, por exemplo, as que estão contaminadas com o vírus HIV.

III. Aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns fungos, que frequentemente contaminam amendoim, milho, trigo, entre outros, podendo causar câncer de fígado em pessoas e animais que as ingerem.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

04. (UESPI) Sobre as características do eumiceto mostrado abaixo, analise as afirmativas que se seguem.



1. Com a confecção de lâminas a partir das estruturas acima, seria possível visualizar hifas e micélios, estruturas filamentosas multicelulares.

2. O corpo de frutificação acima, típico de fungos do filo dos zigomicetos, não é formado por tecidos verdadeiros e representa uma fase do ciclo sexual.

3. Nas lamelas (A) do chapéu do cogumelo ocorrem estruturas chamadas basídios, produtoras de esporos sexuais haploides.

Está(ão) correta(s) apenas:

a) 1 e 3.

b) 2 e 3.

c) 1 e 2.

d) 1.

e) 3.

05. (UFLA) Nos sistemas mais antigos de classificação biológica, os fungos e as plantas pertenciam ao mesmo reino. A partir do estudo de diferentes características, esses grupos passaram a ser classificados em reinos distintos: Fungi e Plantae. Analise as proposições a seguir em relação às características do reino Fungi e assinale a(s) correta(s).

I II

0 0 – São organismos heterótrofos, que obtêm seus alimentos por absorção de nutrientes do ambiente.

1 1 – Apresentam parede celular de celulose.

2 2 – Têm o glicogênio como substância de reserva.

3 3 – Apenas se reproduzem de forma assexuada.

4 4 – Podem ser unicelulares ou com o corpo formado por hifas, que se organizam dando origem ao micélio.

06. (IFTO) As condições de temperatura e umidade do período chuvoso levam os fungos a se desenvolverem em grande abundância dentro das nossas casas, causando inúmeros prejuízos às nossas vidas. Sobre tais organismos, pode-se afirmar que:

a) Nos fungos, as hifas provenientes de um mesmo micélio se unem e formam corpos de frutificação (ascocarpos ou basidiocarpos).

b) É na fase sexuada que os fungos produzem seus esporos através da meiose. Ao caírem em substratos como alimentos, tecidos, madeira, couro, etc., tais esporos germinam e formam hifas.

c) Os fungos se reproduzem através de esporos, os quais só estão presentes no ambiente durante o período chuvoso.

d) Os mixomicetos eram considerados “fungos protistas”. Mas, na verdade, eles possuem mais características de plantas do que de protistas, e por isto hoje são classificados no Reino Plantae.

e) A primeira palavra da espécie Saccharomyces cerevisiea (fungo que faz fermentação alcoólica)corresponde ao termo específico e é escrita em maiúscula, já a segunda indica o gênero e é escrita em minúscula.

07. (IFSudeste-MG) Os fungos são organismos complexos e desempenham funções importantes para a manutenção da vida na Terra. Todas as afirmativas abaixo sobre esses organismos estão corretas, exceto:

a) Levedura e um exemplo de fungo importante na culinária por realizar fermentação lática, fazendo a massa de pão crescer.

b) Champignons são fungos comestíveis.

c) Os fungos são heterótrofos e adquirem seu alimento por absorção.

d) No processo de reprodução sexuada, os cogumelos formam corpo de frutificação.

e) Algumas espécies de fungos atuam como decompositores de matéria orgânica morta, transformando-a em matéria inorgânica.

08. (UFPel) Nos fungos, a reprodução pode ser tanto assexuada quanto sexuada. A reprodução assexuada pode ocorrer através da simples divisão celular por mitose ou produzindo estruturas especializadas para dispersão do fungo, os esporos. A reprodução sexual pode ocorrer entre indivíduos geneticamente diferentes, entre indivíduos com a mesma constituição genética ou entre duas células do mesmo indivíduo. Nos fungos que passam quase todo o ciclo na fase haploide, a fusão de células reprodutivas (uma de cada parceiro) forma uma célula diploide que, em geral, logo depois sofre meiose, gerando os esporos sexuais.

Revista “Ciência Hoje”, v.37, agosto/2005. [adapt.]



Com base nos textos e em seus conhecimentos, analise as afirmativas.

I. As hifas dos micélios se fundem e originam um micélio com células binucleadas (V) e então as hifas binucleadas formam o corpo de frutificação – basidiocarpo (I).

II. Os indivíduos oriundos de reprodução por esporulação apresentam maior vantagem adaptativa às condições adversas do meio do que os oriundos de basidiósporos formados a partir da fusão de núcleos de micélios geneticamente diferentes.

III. O fungo representado na figura, assim como os demais do reino Fungi, é heterótrofo. Ele é um Basidiomiceto que pode apresentar organização unicelular ou filamentosa.

IV. No basidiocarpo, algumas hifas transformam-se em basídios (II), local onde os dois núcleos se fundem, formando um núcleo zigótico diploide. Após a meiose, cada um destes núcleos origina 4 basidiósporos (III).

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e IV.

d) II e III.

e) III e IV.

09. (UECE)Assinale a alternativa cujas palavras completam na ordem e corretamente a afirmação:

Os fungos são organismos aclorofilados e ____________ que, em associação com algas, seres ____________, formam ____________.

a) heterotróficos, aclorofilados, micorrizas.

b) autotróficos, fotossintetizantes, líquens.

c) heterotróficos, fotossintetizantes, líquens.

d) autotróficos, aclorofilados, micorrizas.

10. (UFSC) Atualmente são conhecidas mais de 70 mil espécies de fungos e, a cada ano, são descritas entre 1,5 e 2 mil novas espécies. Estimativas conservadoras calculam em mais de 1,5 milhão o número de espécies de fungos viventes, número só superado pelo de espécies de insetos.

AMABIS & MARTHO. Biologia dos Organismos. São Paulo: Moderna, 2005. p. 117. v. 2.

A respeito desses seres vivos, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

I II

0 0 – A substância de reserva dos fungos é o glicogênio, presente também em animais e plantas.

1 1 – Alguns tipos de fungos associam-se a determinadas algas formando os líquens; quando a associação com a alga é permanente, os fungos adquirem a capacidade de realizar a fotossíntese.

2 2 – Micorrizas são associações entre as raízes de certas plantas e fungos, nas quais somente o fungo tem vantagens.

3 3 – Nas plantas, os fungos podem provocar doenças como a ferrugem, que ataca o cafeeiro e outras plantas economicamente importantes.

4 4 – Alguns tipos de fungos apresentam um modo de vida conhecido como saprofagia, que é responsável pelo apodrecimento de diversos materiais.

11. (MACK)



O desenho acima representa o ciclo vital de um fungo ascomiceto. A respeito dele são feitas as seguintes afirmações:

I. A indica o ascocarpo (corpo de frutificação), constituído por hifas tanto monocarióticas como dicarióticas.

II. B indica o asco, contendo 8 ascósporos diploides.

III. A meiose que ocorre em C é denominada zigótica.

Assinale:

a) Se somente I estiver correta.

b) Se apenas I e II estiverem corretas.

c) Se apenas II e III estiverem corretas.

d) Se apenas I e III estiverem corretas.

e) Se todas estiverem corretas.

12. O mofo que ataca os alimentos, os cogumelos comestíveis e o fermento de fazer o pão são formados por organismos que pertencem ao reino Fungi. Com relação a esse grupo analise as proposições a seguir.

I II

0 0 – Nutrem-se por digestão extracorpórea, isto é, liberam enzimas digestivas no ambiente, que fragmentam macromoléculas em moléculas menores, permitindo sua absorção pelo organismo.

1 1 – Reproduzem-se, apenas, assexuadamente, por meio de esporos, formados em estruturas denominadas esporângios, ascos e basídios.

2 2 – São organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autotróficos facultativos.

3 3 – O material nutritivo de reserva é o glicogênio.

4 4 – Em função da nutrição heterotrófica, esses seres podem viver em mutualismo, em saprobiose ou em parasitismo.

13. (UEPB) Leia atentamente as proposições abaixo referentes aos fungos.

I. São organismos eucariontes, heterótrofos, que obtêm alimentos por absorção de nutrientes do meio.

II. A maioria possui corpo composto de muitos filamentos delgados, denominados hifas. O conjunto de hifas do corpo de um indivíduo recebe o nome de micélio; este pode se diferenciar em vegetativo e reprodutor.

III. O ciclo de vida dos fungos pode ser dividido em duas fases: assexuada, caracterizada pela formação de esporos haploides por mitose, e sexuada, caracterizada pela fusão do citoplasma, seguida pela fusão dos núcleos e depois pela formação de esporos diploides por mitose.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s).

a) Apenas I e II.

b) Apenas I.

c) Apenas II.

d) Apenas III.

e) Apenas II e III.

14. (UNIFOR) Com base no esquema abaixo, indique a alternativa correta.



a) A fase do ciclo no qual ocorre reprodução sexuada é a II.

b) A meiose ocorre no inicio da fase I.

c) As estruturas e resultam diretamente da fecundação.

d) As estruturas d representam os esporos.

e) As estruturas a representam os zigotos.

15. (UEM) Considerando a importância ecológica, medicinal e alimentícia dos fungos, assinale o que for correto.

I II

0 0 – Os líquens são associações mutualísticas com algas ou cianobactérias. Desempenham importante papel na colonização e degradação de rochas e na indicação da poluição do ar atmosférico.

1 1 – Penicillium notatum possibilitou a extração da penicilina, importante antibiótico utilizado amplamente na Segunda Guerra Mundial, enquanto Aspergillus flavus, presente em produtos agrícolas contaminados, produz micotoxinas prejudiciais aos humanos.

2 2 – Alimentos, como o pão e o queijo, e bebidas, como o vinho e a cerveja, são produzidos graças à ação de fungos ditos decompositores saprófitos.

3 3 – Quando uma determinada planta não se desenvolve normalmente, é possível que a raiz não esteja aproveitando adequadamente o nitrogênio atmosférico fixado pelo fungo Rhizobium.

4 4 – O tétano e a sífilis são doenças graves causadas pelos fungos Clostridium tetani e Treponema pallidum, respectivamente.

16. (FUVEST) O quadro abaixo lista características que diferenciam os reinos dos fungos, das plantas e dos animais, quanto ao tipo e ao número de células e quanto à forma de nutrição de seus integrantes.



CARACTERÍSTICA

I

II

III
Tipo de célula

Exclusivamente procarióticos

Maioria eucarióticos

Exclusivamente eucarióticos
Número de células

Exclusivamente unicelulares

Unicelulares ou pluricelulares

Exclusivamente pluricelulares
Forma de nutrição

Exclusivamente heterotróficos

Autotróficos ou heterotróficos

Exclusivamente autotróficos


Com relação a essas características, os seres vivos que compõem o reino dos fungos estão indicados em:



TIPO DE CÉLULA

NÚMERO DE CÉLULAS

FORMA DE NUTRIÇÃO


a

I

III

II


b

II

III

I


c

III

II

I


d

III

I

II


e

II

II

III


17. (UPE) O que o bolor do pão, a ferrugem do cafeeiro e o champignon têm em comum?

I. São fungos, organismos eucariontes que se alimentam por absorção de nutrientes do meio onde vivem.

II. Têm o corpo formado por filamentos delgados chamados de hifas, que, em conjunto, formam um tecido verdadeiro denominado de micélio.

III. As células dos fungos apresentam uma parede celular formada por quitina, polissacarídeo também presente na carapaça de artrópodes.

IV. A substância de reserva é o amido, a mesma dos vegetais.

Assinale a alternativa correta.

a) Estão corretas II e IV.

b) Estão corretas III e IV.

c) Estão corretas I e III.

d) Estão corretas I, II e IV.

e) Está correta, apenas, a IV.

18. (PUCC-SP) A figura abaixo indica:



I. Trata-se de ascomiceto, pois houve formação de ascos e ascósporo.

II. Trata-se de basidiomiceto, pois houve formação de basídios e basidiósporo.

III. Que é nas lamelas do corpo de frutificação que ocorre a formação dos esporos.

Assinale a alternativa correta:

a) Estão corretas apenas I e II.

b) Estão corretas apenas II e III.

c) Estão corretas apenas I e III.

d) Todas estão corretas.

e) Todas estão incorretas.

19. (UFT) As leveduras, mofos e orelhas-de-pau são exemplos de fungos. Sobre as características desses organismos é correto afirmar:

a) São organismos heterotróficos que obtém seu alimento pela absorção do meio.

b) A parede celular é composta por queratina.

c) São organismos pluricelulares com corpo formado por hifas que se organizam em tecidos.

d) A reprodução sempre envolve a formação de um gametângio.

e) O micélio vegetativo é responsável pela formação do esporângio.

20. (UPE) Os fungos são organismos de ampla distribuição geográfica, com habitat marinho, terrestre ou de água doce. São heterótrofos parasitas ou não. Sobre as características comuns aos fungos, analise as afirmativas e conclua.

I II

0 0 – O micélio dos fungos pluricelulares é constituído de filamentos denominados hifas.

1 1 – Os fungos unicelulares mais primitivos são procariontes.

2 2 – A parede celular de alguns fungos é celulósica, construída por sua ação fotossintetizante.

3 3 – Os fungos parasitas podem causar doenças no homem, denominadas, genericamente, de micoses.

4 4 – Os liquens representam uma associação de mutualismo entre o fungo e uma alga fotossintetizante.

21. (PUC-PR) Os fungos constituem um grupo de organismos em que não ocorre clorofila. São geralmente filamentosos e multicelulares. O crescimento é em geral apical, mas normalmente qualquer fragmento hifálico pode dar origem a outra formação micelial quando destacado e colocado em meio apropriado. As estruturas reprodutivas são diferenciadas das vegetativas, o que constitui a base sistemática dos fungos (PUTZKE e PUTZKE, 1998). Alguns podem ser microscópicos em tamanho, enquanto outros são muito maiores, como os cogumelos e fungos que crescem em madeira úmida ou solo. Os fungos formam esporos, que são dispersos por correntes de ar (PELCZAR et al., 1996), encontrando-se no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos, em geral (TRABULSI e TOLEDO, 1996).

Analise as proposições a seguir sobre os fungos.

I. Podem associar-se a determinados grupos de algas constituindo as micorrizas. As hifas contribuem como protetoras e fornecedoras de água para as algas. Em troca recebem os açúcares produzidos durante a fotossíntese das algas.

II. Espécies dos gêneros Psylocibe e Claviceps são conhecidas pela produção de diversas substâncias que exercem poderoso efeito sobre o sistema nervoso central de humanos e por isso são empregados como drogas de abuso.

III. De acordo com a nutrição, os fungos são classificados em duas categorias: sapróbios e parasitas. Os sapróbios sintetizam matéria orgânica animal ou vegetal e os parasitas vivem dentro de ou sobre organismos vivos.

IV. A nutrição dos fungos é externa, pois eles secretam enzimas digestivas no substrato onde se desenvolvem e simplesmente absorvem nutrientes em vez de ingeri-los.

V. Se é dado acesso a oxigênio, as leveduras respiram aerobicamente para metabolizar carboidratos formando dióxido de carbono e água; na ausência de oxigênio elas fermentam os carboidratos e produzem etanol e dióxido de carbono.

Estão corretas:

a) I, II e III.

b) II, IV e V.

c) II, III e IV.

d) I, IV e V.

e) Apenas III e V.

22. (UEM) Sobre os fungos, é corretoafirmar que:

I II

0 0 – São organismos eucariontes, uni ou pluricelulares e autótrofos, uma vez que se nutrem por absorção.

1 1 – As hifas cenocíticas não apresentam septos transversais; portanto, seus núcleos ficam dispersos em uma massa citoplasmática comum.

2 2 – No processo de reprodução sexuada os fungos produzem esporos haploides denominados zigósporos, ascóporos e basidiósporos.

3 3 – Muitas espécies são importantes para a alimentação humana; dentre eles, destacam-se as espécies de Penicillium, utilizadas em grande escala para fermentação alcoólica.

4 4 – As micorrizas são fungos parasitas que crescem no interior das células das raízes de algumas plantas.

23. (UFJF) Nos sistemas de classificação mais antigos, os cogumelos eram posicionados dentro do reino Plantae. Sabemos que os cogumelos, bem como os demais grupos de fungos, diferem das plantas em vários aspectos e por isso constituem um Reino à parte. Em relação às diferenças existentes entre fungos e plantas, analise as afirmativas seguintes.

I. Os fungos diferem das plantas pela sua capacidade de produzirem substâncias orgânicas para consumo de outros seres.

II. Os fungos diferem das plantas pelo tipo de clorofila que acumulam.

III. Os fungos diferem das plantas pela sua capacidade de manter relações ecológicas de parasitismo com outros seres vivos.

IV. Os fungos diferem das plantas pela função ecológica que exercem na reciclagem de matéria orgânica.

V. Os fungos diferem das plantas por possuírem parede celular constituída basicamente por polissacarídeo do tipo quitina.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) III e IV.

e) IV e V.

24. (UPE) O ramo da Biologia especializado no estudo dos fungos é a Micologia. Esses seres têm como habitat os mais diferentes substratos terrestres ou podem ser aquáticos. Os fungos mais representativos são os cogumelos e as orelhas-de-pau, classificados como basidiomicetos. Nos basidiomicetos, a reprodução é caracterizada por:

a) Constituir estruturas denominadas sorédios, com propagação na forma assexuada de reprodução.

b) Possuir, no corpo de frutificação, um basídio dicariótico que sofre meiose e forma quatro núcleos. Após mitoses, cada basídio contém oito esporos.

c) Apresentar um corpo de frutificação denominado basidiocarpo. Nos basídios, cada núcleo diploide sofre meiose e origina quatro núcleos haploides, formando-se, assim, quatro esporos.

d) Apresentar muitos basídios alongados, contendo cada um oito basidiósporos haploides.

e) Possuir forma assexuada com corpo de frutificação pouco desenvolvido. Dois esporos flagelados formam-se nas extremidades das hifas sexuadas através da mitose.

25. (COVEST) Os fungos têm grande importância na agricultura, na indústria e na medicina. Sobre essa questão, considere o que é afirmado a seguir.

I II

0 0 – Sua importância para a agricultura é reconhecida devido às doenças causadas em plantas cultivadas, a exemplo de milho, feijão, batata, café e algodão. Além disso, os fungos causam prejuízo na conservação de sementes, a exemplo do Aspergillus flavus que produz potentes toxinas que podem causar lesões hepáticas graves.

1 1 – Os fungos são também aliados dos interesses humanos na agricultura. É o caso da associação de fungos com as raízes da planta hospedeira formando as micorrizas, onde os fungos obtêm nutrientes e aumentam a capacidade de absorção de sais minerais do solo pelas raízes.

2 2 – Doenças causadas por fungos, que são chamadas micoses, ocorrem no homem; as mais comuns são o “sapinho”, ou a candidíase, causada pelo fungoCandida albicans, e a “frieira” ou pé-de-atleta, provocada pelo fungoTinea pedis.

3 3 – Na fabricação do álcool e de bebidas alcoólicas como o vinho e a cerveja, é fundamental a participação dos fungos da espécie Agaricus campestris, que realizam fermentação alcoólica, convertendo açúcar em álcool etílico.

4 4 – Os fungos são enquadrados num reino exclusivo: o reino Fungi, devido às suas especificidades. Sua reprodução normalmente envolve esporos, como ocorre entre algumas plantas; mas armazenam glicogênio e, como os animais, apresentam nutrição heterótrofa.

26. (UFERSA) Responda esta questão com base na ilustração abaixo que representa um desenho infantil.



O cogumelo desenhado pela criança se assemelha a um exemplar do mesmo reino de organismos presentes:

O cogumelo desenhado pela criança se assemelha a um exemplar do mesmo reino de organismos presentes:

a) Numa guirlanda de flores.

b) Nas micoses de pele.

c) No limo das pedras.

d) Num vaso de samambaias.

27. (PUC-RIO) Os fungos são organismos que:

a) Realizam a reserva de carboidratos na forma de amido.

b) Sempre apresentam o corpo constituído por uma célula (unicelulares), geralmente filamentosa, exceto as estruturas reprodutivas.

c) São procariontes que geralmente formam colônias.

d) Desempenham um papel muito importante na nutrição vegetal, através das associações simbióticas com as raízes das plantas, sendo chamados micorrizas.

e) São autotróficos ou heterotróficos.

28. (FURG) Os fungos, durante muitos anos, foram classificados como plantas. Entretanto, por apresentarem características particulares que os diferem tanto das plantas quanto dos animais, atualmente constituem um reino particular: Reino Fungi. Em relação às seguintes características:

I. Reprodução por esporos.

II. Armazenamento de glicogênio.

III. Tecido parenquimático clorofiliano.

IV. Presença de tecidos condutores de seiva.

V. Corpo constituído por hifas vegetativas e reprodutivas.

Marque a alternativa que corresponde à(s) característica(s) que ocorrem no ReinoFungi.

a) II, III e IV.

b) I, II e V.

c) II e IV.

d) I, III e IV.

e) I e III.

29. (UCG) Os fungos são organismos eucariontes. Alguns são causadores de doenças, outros são utilizados na indústria alimentícia e farmacêutica. Com as mais avançadas técnicas de microscopia e biologia molecular conseguimos, hoje, separar de forma eficiente os diferentes tipos de fungos. As espécies mais comuns estão divididas em quatro grupos: zigomicetos, ascomicetos, basidiomicetos e deuteromicetos. Qual das alternativas que se seguem revela exemplos de fungos de acordo com a sequência dos grupos da questão anterior?

a) Candida albicans, Agaricus, Mofo negro do pão e Saccharomyces cerevisiae.

b) Candida albicans, Saccharomyces cerevisiae, Mofo negro do pão e Agaricus.

c) Mofo negro do pão, Saccharomyces cerevisiae, Agaricus e Candida albicans.

d) Mofo negro do pão, Saccharomyces cerevisiae, Candida albicans e Agaricus.

30. (UESPI) Muitos fungos, como os cogumelos (mostrados abaixo), são bastante apreciados como condimentos culinários.



Sobre esses organismos, é correto afirmar o seguinte:

a) Os cogumelos são autótrofos, uma vez que podem produzir pigmentos coloridos fotossintéticos.

b) O “chapéu” observado no cogumelo é, na verdade, um fruto responsável pela produção de sementes, como nas plantas.

c) Os cogumelos possuem, assim como os seres humanos, reservas energéticas de glicogênio.

d) Os cogumelos, quando observados ao microscópio, apresentam filamentos unicelulares.

e) Os cogumelos pertencem ao Filo Zygomycota.

31. (UEL) A figura a seguir representa o ciclo de vida da ferrugem do trigo Puccninia graminis (filo Basidiomycota, classe Teliomycetes). A ferrugem do trigo é heteroécia, isto é, parte do ciclo de vida passa sobre Berberis e parte, sobre uma gramínea (neste caso, o trigo).



Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

a) A germinação de um esporo origina hifas constituídas por células dotadas de um único núcleo (monocarióticas), as quais constituem o milécio primário.

b) A reprodução assexuada deste fungo começa pela cariogamia, ou seja, fusão de dois micélios compatíveis, originando hifas dicarióticas.

c) A figura é uma representação esquemática do ciclo assexuado de fungos basidiomicetos, constituído por duas fases distintas, ambas formadas por hifas monocarióticas.

d) O micélio constituído por hifas monocarióticas, conhecido como micélio secundário, cresce e se desenvolve depois que ocorre a fusão dos núcleos.

e) Plasmogamia é a fusão dos pares de núcleos diplóides, que originam núcleos zigóticos diploides os quais podem se dividir imediatamente por mitose.

32. (UPE) O Reino Fungi é constituído de uma grande diversidade de organismos, muitos dos quais apresentam propriedades que têm sido utilizadas pelo homem de forma natural ou através da biotecnologia. As figuras abaixo representam três espécies (tipos) de fungos.



Tabela



FIGURA

CLASSIFICAÇÃO

UTILIZAÇÃO


I

Zigomiceto Elaboração de produtos comerciais valiosos, como molho de soja e ácidos orgânicos.


II

Zigomiceto Fabrico de esteroides para pílulas anticoncepcionais e drogas antiinflamatórias.


2

III Produção de bebidas alcoólicas, como a cerveja e o vinho.


3

IV Alguns podem ter efeito alucinógeno e/ou serem venenosos.


3

Basidiomiceto

V


Indique a alternativa que preenche corretamente uma das lacunas indicadas por algarismos romanos na tabela (I, II, III, IV e V), fazendo a correta correspondência entre figura, classificação e utilização do fungo.

a) I – Figura 1.

b) II – Figura 2.

c) III – Basidiomiceto.

d) IV – Ascomiceto.

e) V – Preparo de pão, consumo de alimento sob a forma de trufas.

33. (UEPB)

“Neblina turva e brilhante em meu cérebro coágulos de sol

Amanita matutina que transparente cortina ao meu redor”

Avôhai – Zé Ramalho

Amanita é um dos gêneros de cogumelo mais conhecidos no reino dos fungos. Sobre os versos acima e outros assuntos relacionados, podemos afirmar que estão corretas as afirmações abaixo, exceto:

a) Os basidiomicetos são frequentemente relacionados por incluírem fungos venenosos, tais como as “Orelhas-de-pau” e os Amanitas.

b) Amanita é um exemplo de basidiomiceto que desenvolve corpo de frutificação, estrutura que corresponde aos cogumelos.

c) Nos basidiomecetos os esporos sexuados formam-se a partir de uma célula diploide que, por meio de meiose, dá origem a quatro esporos haploides, conhecidos como basidiósporos.

d) Amanita é um gênero de brotamento noturno, exigindo condições quentes e úmidas e ricas em matéria orgânica.

e) As principais causas que fizeram os fungos constituírem um reino próprio se dissociando dos vegetais inferiores foram, além do fato de serem exclusivamente heterótrofos, sua constituição de quitina e o armazenamento de glicogênio.

34. (UNIPAM) “Na década de 1960, o amendoim importado do Brasil, utilizado na fabricação de ração para aves no Reino Unido, foi considerado responsável pela morte de milhares de animais. A semente apresentava altos níveis de contaminação por aflotixinas, substâncias tóxicas produzidas por fungos. Desde então, órgãos de Vigilância Sanitária vêm realizando monitoramentos constantes do amendoim brasileiro [...]”.

(Revista Ciência Hoje, v.34, n. 201, jan./fev.2004).

Sobre os fungos, é incorreto afirmar que:

a) São heterotróficos e incorporam seus alimentos por absorção.

b) Assemelham-se às células vegetais por apresentarem parede celular constituída principalmente por celulose.

c) Os fungos (bolores e leveduras) possuem células eucarióticas e a substância de reserva é o glicogênio.

d) Basidiomicetos são fungos conhecidos por cogumelos, inclusive os venenosos, como do gênero Amanita e as orelhas-de-pau.

35. (UFMG) Observe as figuras.



A estrutura indicada pela figura 2 possui função de:

a) Fotossíntese.

b) Nutrição.

c) Reprodução.

d) Respiração.

e) Sustentação.

36. (PUC-CAMPINAS) Para responder esta questão considere o texto abaixo.

QUITOSANA

Uma tinta capaz de “curar-se” de marcas e arranhões está mais perto de se tornar realidade graças ao trabalho de cientistas da Universidade do Mississipi. Eles usaram moléculas de quitosana − que confere aos caranguejos e outros crustáceos a capacidade de autocura − para criar um revestimento para materiais capaz de se restaurar quando exposto à luz do sol. Arranhões foram reparados depois de 30 minutos. As moléculas customizadas foram adicionadas a um composto para vernizes chamado poliuretano, usado em diversos produtos como cortinas de tecido, asas de avião e brinquedos infantis.

(BBC Know Ledge)

A quitosana é um derivado de quitina, um polissacarídeo:

a) Exclusivo dos crustáceos.

b) Exclusivo do exoesqueleto dos artrópodes.

c) Presente apenas em grupos animais.

d) Presente na parede celular de fungos.

e) De reserva energética das plantas.

37. (UECE) Os fungos são organismos fundamentais à manutenção do equilíbrio ambiental e muito úteis à humanidade. Assinale a alternativa que contém, apenas, funções que podem ser desempenhadas por esses organismos.

a) Fermentação (para a produção de bebidas alcoólicas e fabricação de antibióticos como a amoxicilina) e alimentação (no caso dos cogumelos comestíveis e do missô).

b) Fermentação (para a produção de bebidas alcoólicas e fabricação de antibióticos como a amoxicilina); incremento da biodiversidade e da qualidade do ar; e alimentação (no caso dos cogumelos comestíveis e do missô).

c) Alimentação (no caso dos cogumelos comestíveis e do missô); e reciclagem de nutrientes através da fixação de nitrogênio.

d) Incremento da biodiversidade e da qualidade do ar; alimentação (no caso dos cogumelos comestíveis e do missô); e reciclagem de nutrientes através da fixação de nitrogênio.

38. (UFC) As figuras a seguir mostram indivíduos representantes do reino Fungi.



Assinale a alternativa que contém os nomes dos indivíduos 1, 2 e 3, respectivamente.

a) Zigomicetos, basidiomicetos e ascomicetos.

b) Basidiomicetos, ascomicetos e zigomicetos.

c) Ascomicetos, basidiomicetos e zigomicetos.

d) Basidiomicetos, zigomicetos e ascomicetos.

e) Zigomicetos, ascomicetos e basidiomicetos.

39. (UFPB) “Eles são operários quase anônimos da natureza, ao mesmo tempo criadores e destruidores da vida. Uma espécie fermenta as uvas para transformá-las em vinho; outra as destrói ainda na videira. Há as que fazem o pão crescer e aquelas que são a alegria dos gourmets. Existem ainda as espécies que decompõem lascas de madeira e troncos, produzindo enzimas que degradam a celulose sem o uso de substâncias químicas tóxicas”

(National Geographic, 1(4):70-83, 2000).

Esse texto refere-se a organismos classificados como:

a) Liquens.

b) Bactérias.

c) Algas.

d) Fungos.

e) Protozoários.

40. (UEPG) Sobre os fungos, assinale o que for correto.

I II

0 0 – O LSD (ácido lisérgico) e a penicilina foram obtidos originalmente de fungos ascomicetos.

1 1 – A reprodução de fungos é exclusivamente assexuada.

2 2 – A maioria dos fungos é formada por filamentos denominados hifas, cujas paredes são constituída por quitina.

3 3 – Os fungos são seres aclorofilados que apresentam nutrição heterotrófica.

4 4 – A decomposição da matéria orgânica é promovida por mecanismo complexo em que concorrem fungos e bactérias.

41. (UFBA) Encontram-se, às vezes, em certos ambientes, pedaços de pão recobertos por bolor. Explica-se esse fato porque o bolor representa:

a) Uma colônia de bactérias que se desenvolveu a partir de uma única bactéria que contaminou o pão.

b) O lêvedo usado no preparo do pão, que se desenvolveu e tomou uma coloração escura.

c) Um grupamento de microrganismos que apareceram no pão, por geração espontânea.

d) Um conjunto de fungos originados de esporos existentes no ar que se desenvolveram no pão.

e) O resultado do apodrecimento da farinha utilizada no fabrico do pão.

42. (PUC-CAMPINAS) A levedação do pão e a fermentação alcoólica são as primeiras tecnologias de que se têm notícia. Um suco de uva transforma-se em vinho e um repelente mingau de cevada e centeio torna-se uísque ou cerveja. Em todos esses casos o ‘trabalho’ é feito por uma levedura (um tipo de fungo), em um processo usado há milênios pela humanidade para obter alimento e prazer. As leveduras mais usadas hoje, na fabricação tanto de pães quanto de vinhos, são as do gênero Saccharomyces.

(Adaptado de Anita D. Panek. Ciência Hoje. v.33, no 195, julho de 2003, p.62)

As leveduras pertencem ao reino dos fungos, organismos com características altamente peculiares. Possuem uma parede celular composta de…..I….. e são…..II….. . As leveduras pertencem à classe dos …..III….. . Para completar corretamente a frase acima, I, II e III devem ser substituídos, respectivamente, por:

a) quitina – heterotróficos – ascomicetos.

b) celulose – decompositores – ficomicetos.

c) queratina – heterotróficos – basidiomicetos.

d) quitina – quimiotróficos – deuteromicetos.

e) queratina – autotróficos – sacaromicetos.

43. (UEPB) Observe a figura abaixo:



A ilustração representa o corpo de frutificação dos fungos do grupo dos(as):

a) Ficomicetos.

b) Ascomicetos.

c) Basidiomicetos.

d) Micoses.

e) Leveduras.

44. (UNIFESP) As bolhas microscópicas de gás carbônico eliminadas pela levedura na massa contribuem para tornar o pão macio. Em relação à organização celular e ao modo de obtenção dos alimentos, leveduras são organismos, respectivamente:

a) Eucariontes unicelulares e autótrofos.

b) Eucariontes unicelulares e heterótrofos.

c) Procariontes unicelulares e heterótrofos.

d) Procariontes coloniais e autótrofos.

e) Procariontes coloniais e heterótrofos.

45. (UFC) Assinale a alternativa que descreve, corretamente, a importância ecológica e/ou econômica dos fungos.

a) Os mixomicetos são capazes de degradar oxidativamente o ferro, proporcionando a reciclagem de sucata metálica.

b) Os deuteromicetos possuem representantes capazes de síntese de compostos orgânicos a partir da fotólise da molécula de água.

c) Os basidiomicetos são comumente utilizados como suplemento alimentar e para a produção de bebidas alcoólicas como o vinho e a cerveja.

d) As “leveduras” são capazes de inibir o funcionamento material genético da célula infectada e passar a comandar a síntese de proteínas desta.

e) Os esporos de algumas espécies de ascomicetos são utilizados na síntese de pigmentos utilizados na indústria de alimentos.

46. (PUC-MG) Observando um mofo que crescia sobre uma infiltração de água no teto da sala, um estudante de biologia fez as seguintes afirmações:

I. Trata-se do crescimento de um microrganismo eucarionte.

II. O organismo é capaz de realizar respiração aeróbia.

III. Ele obtém seu alimento de algum componente orgânico presente no teto.

IV. O microrganismo é capaz de realizar fagocitose e digestão intracelular.

São afirmações corretas:

a) I, II e III, apenas.

b) I, II e IV, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I, II, III e IV.

47. (UFES) Desmanchando-se uma porção de fermento Fleischmann (fermento de pão) em um pouco d’água e levando-se uma gota desta preparação, entre lâmina e lamínula, ao microscópio, certamente encontraremos:

a) Um tipo de fungo unicelular.

b) Um tipo de fungo filamentoso.

c) Colônias de bactérias esféricas.

d) Um líquido esbranquiçado, de aparência homogênea, já que esse fermento é um produto químico que se dissolve na água.

e) Um tipo de alga unicelular mutante, incapaz de sintetizar pigmentos.

48. (UESPI) No esquema abaixo, está ilustrada, de forma simplificada, parte do ciclo de vida de um fungo denominado:



a) Ficomiceto.

b) Ascomiceto.

c) Basidiomiceto.

d) Deuteromiceto.

e) Zigomiceto.

49. (UFPI) Assinale a alternativa que indica, corretamente, uma característica dos fungos.

a) De um modo geral, os fungos apresentam nutrição heterotrófica, exceto quando em associação com as raízes de algumas plantas, quando têm nutrição autotrófica.

b) Nos fungos multicelulares, os micélios formam as hifas que, durante a reprodução sexuada, se agrupam em corpos de frutificação.

c) Alguns fungos são parasitos e se alimentam de restos de animais e plantas mortas, desempenhando o papel de decompositores.

d) Os micélios das leveduras produzem enzimas que são utilizadas na fabricação de bebidas alcoólicas e do pão.

e) A hifa, que pode ser cenocítica ou septada, é um tubo microscópico que contém o material celular do fungo.

50. (UEM) Sobre fungos, assinale o que for correto.

I II

0 0 – São eucariontes aclorofilados e incorporam os alimentos por absorção.

1 1 – Sua substância de reserva é o glicogênio.

2 2 – No processo de fermentação, como na fabricação de vinhos, transformam açúcar em álcool etílico e CO2.

3 3 – Fungos micorrízicos são organismos parasitas que provocam, nas plantas, doenças genericamente conhecidas como ferrugem.

4 4 – Nos liquens, o fungo é sempre um basidiomiceto.

51. (UEMA) Os fungos provavelmente evoluíram a partir de ancestrais protistas, e logo no início da evolução teriam surgido duas linhas evolutivas: uma que originou os Chytridiomycota e outra que originou os três grupos de fungos – Zygomycota, Ascomycota e Basidiomycota. Os Quitrídiosconservaram duas características de seus ancestrais que são:

a) Apresentam corpo composto de muitos filamentos delgados, podendo ser cenocíticos ou septados.

b) Vivem em ambiente terrestre úmido e formam esporos imóveis.

c) Apresentam parede celular de quitina e se reproduzem por esporos.

d) Apresentam grande variedade de modos de vida e a substância de reserva é o glicogênio.

e) Vivem em ambientes predominantemente aquáticos e formam estruturas flageladas no ciclo de vida.

52. (UEL) A figura a seguir mostra o ciclo de vida do fungo Saccharomyces cereviseae.



A análise da figura permite concluir que o ciclo desse fungo é:

a) Haplobiôntico com meiose espórica.

b) Diplobiôntico com meiose gamética.

c) Diplobiôntico com meiose zigótica.

d) Diplobiôntico com meiose espórica.

e) Haplodiplobiôntico com meiose gamética.

53. (PUC-MG) Relacione a primeira coluna com a segunda.

1ª COLUNA

1. Ficomicetos

2. Ascomicetos

3. Basidiomicetos

2ª COLUNA

( ) Corpo de frutificação característico, com forma de um guarda-chuva. Fungos comestíveis e alucinógenos.

( ) Possuem hifas septadas e corpo de frutificação de três tipos distintos: peritécio, apotécio e cleistotécio. Fungos de interesse médico e industrial.

( ) Vivem na água e sobre matéria orgânica úmida. Micélio ramificado com hifas do tipo cenocíticas.

Assinale a alternativa que contém a correspondência correta encontrada:

a) 3, 2 e 1.

b) 2, 3 e 1.

c) 3, 1 e 2.

d) 2, 1 e 3.

e) 1, 2 e 3.

54. (UNIR) Durante a realização de um experimento para se verificar a taxa de germinação de sementes de alface utilizando como substrato papel de germinação molhado com suco de maracujá, observou-se que as sementes foram impedidas de germinar devido à ocorrência de grande quantidade de fungos. Em relação aos fungos, analise as afirmativas abaixo.

( ) São heterotróficos e realizam a decomposição.

( ) Apresentam o glicogênio como substância de reserva.

( ) Suas células apresentam parede celular de celulose.

( ) Apresentam desenvolvimento embrionário com a fase de blástula.

Assinale a sequência correta.

a) V, V, F, F.

b) V, V, V, F.

c) F, F, V, V.

d) F, V, F, V.

e) V, F, V, F.

55. (PUC-RS) Em qual das atividades humanas listadas abaixo não há participação de fungos?

a) Produção de álcool combustível.

b) Fabricação de certos antibióticos.

c) Indústria de cerveja e de vinho.

d) Pesquisas em controle biológico.

e) Produção industrial de iogurte.

56. (PUC-PR) Um estudante de Biologia, ao realizar uma pesquisa científica, chegou à conclusão de que um determinado ser vivo apresenta as seguintes características:

- Tem como substância de reserva o glicogênio.

- Apresenta quitina como um dos componentes da membrana celular.

- É pluricelular, muito embora suas células não constituam tecidos diferenciados.

- É eucarionte, porém não sintetiza pigmento fotossintetizante.

Pelas características expostas, conclui-se que o ser vivo pesquisado pertence ao reino:

a) Protista

b) Fungi.

c) Monera.

d) Plantae.

e) Animalia.

57. (CESGRANRIO) Assinale a opção que apresenta uma característica ausente no Reino Fungi:

a) Reprodução assexuada.

b) Respiração anaeróbia.

c) Célula procariótica.

d) Nutrição heterotrófica.

e) Relação mutualística.

58. (UESPI) Ana, ao observar o queijo que o patrão acabara de comprar, resolveu jogá-lo fora considerando que o mesmo estava “mofado”. Seu patrão, ao saber do acontecido, disse a Ana que o queijo era assim mesmo, com fungos crescendo em seu interior. Considerando correta essa afirmação, podemos dizer que são características gerais desses organismos:

a) A presença de hifas multicelulares e o fato de serem comestíveis.

b) Serem eucariontes com metabolismo anaeróbio facultativo e causarem micoses.

c) Serem uni ou multicelulares e se reproduzirem sexuadamente ou assexuadamente.

d) Realizarem fotossíntese e participarem como decompositores da cadeia alimentar.

e) Produzirem toxinas e substâncias alucinógenas.

59. (UFV) Observe abaixo as fotos da microscopia de dois tipos de fungos e a numeração I, II, III e IV indicada:



Assinale a afirmativa incorreta:

a) IV indica forma sexuada por gemulação de leveduras formando brotos.Assinale a afirmativa incorreta:

b) I indica um esporângio em cujo interior se formam esporos haploides.

c) II indica uma hifa especial que cresce ereta, chamada de esporangióforo.

d) III indica os aplanósporos que são adaptados à disseminação pelo ar.

60. (UESC) Os cogumelos são altamente nutritivos. Apresentam aminoácidos essenciais e são ricos em vitaminas, fibras, proteínas, carboidratos e sódio. Embora compartilhando aspectos comuns com outros grupos biológicos, os fungos constituem um grupo muito peculiar que se caracteriza, entre outros aspectos, porque:

a) São aclorofilados com capacidade de realizar a fotossíntese.

b) Exibem, nas formas pluricelulares, a estrutura micelial que emerge da organização de hifas.

c) Apresentam células habitualmente multinucleadas e sem paredes celulares.

d) Se reproduzem por esporos e desenvolvem ciclos vitais com alternância de gerações.

e) Dependem da nutrição heterotrófica, comportando-se como ingestores.
GABARITO

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
D
VFVFF
E
A
VFVFV
B
A
B
C
FFFVV
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
D
VFFVV
A
D
VVFFF
C
C
B
A
VFFVV
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
B
FVVFF
E
C
VVVFV
B
D
B
C
C
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
A
A
D
B
C
D
A
E
D
VFVVV
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
D
A
C
B
E
A
A
C
E
VVVFF
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
E
D
A
A
E
B
C
C
A
B



Nenhum comentário:

Postar um comentário