Postagens mais visitadas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Movimentos Sociais

Nos últimos anos muito se ouve falar de movimentos sociais. Mas o que são movimentos sociais? Podemos dizer que os movimentos sociais sempre estiveram presentes na nossa sociedade, daí termos que compreende-los como um fenômeno essencial. Isso porque são resultados de um conflito, que tem por objetivo gerar mudanças sociais. Um movimento social é fruto de um conflito por que determinado grupo ao não concordar com determinada situação buscam formas de resolver essa situação; daí por que o conflito é o elemento gerador dos movimentos sociais. Mas para que um movimento social, de fato, se estabeleça, é necessário planejamento, faz-se necessário um projeto e acima de tudo organização, que é base para o sucesso dos movimentos sociais.
Um movimento social tem uma relação conflituosa com o ESTADO isso porque enquanto que o movimento social deseja mudanças, modificações, o Estado por sua vez, deseja manter a ordem das coisas ou o seu status quo. A cada dia surgem novos movimentos sociais por que vivemos numa sociedade de desiguais e como o Estado não atende plenamente a necessidade dos cidadãos, faz-se necessário o surgimento desses movimentos. Hoje os movimentos sociais se apresentam com novos contornos e formatos, formados por sujeitos mais participativos, mais atuantes, cônscios de seus direitos.
ONG’S – organizações formais, privadas, com um diferencial, utilizam fins públicos para a realização de suas atividades, se declaram sem fins lucrativos, são autogovernadas e contam com alguns voluntários cujo objetivo é realizar sociedade pode se dizer que as ong’s foram a existência possível dos movimentos sociais no tempo da ditadura Ambos se identificam enquanto movimentos que mobilizam, articulam e reúnem os sujeitos, visando ou não o enfrentamento das questões acirradas com o neo liberalismo.Eles encontram nas ONGs e nos movimentos sociais, um instrumento capaz de atender as suas necessidades e reivindicações, sejam elas individuais ou coletivas Atualmente ONG’s e movimentos sociais ocupam relevante espaço na Sociedade Civil sendo mecanismos importantes para que os sujeitos sociais possam se expressar e lutar  por melhores condições de vida, assim sendo, ambos são formas de ações coletivas,dotados de contradições, mas de fundamental importância Serviço Social e Movimentos Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário