Postagens mais visitadas

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

EXERCICIO, Metabolismo Energético

resolva os exercícios abaixo.



1.  (Unicamp-1999) Nas células, a glicose é quebrada e a maior parte da energia obtida é armazenada principalmente no ATP (adenosina trifosfato) por curto tempo.

a) Qual é a organela envolvida na síntese de ATP nas células animais?

b) Quando a célula gasta energia, a molécula de ATP é quebrada. Que parte da molécula é quebrada?

c) Mencione dois processos bioquímicos celulares que produzem energia na forma de ATP.





2.  (PUC – PR-2007) Analise as afirmações abaixo, relativas ao processo do metabolismo energético:

I. Fermentação, respiração aeróbica e respiração anaeróbica são processos de degradação das moléculas orgânicas em compostos mais simples, liberando energia
II. Todos os processos de obtenção de energia ocorrem na presença do oxigênio.
III. A energia liberada nos processos do metabolismo energético é armazenada nas moléculas de ATP.
IV. No processo de fermentação, não existe uma cadeia de aceptores de hidrogênio que está presente na respiração aeróbica e anaeróbica.
V. Na respiração aeróbica, o último aceptor de hidrogênio é o oxigênio, enquanto na respiração anaeróbica é outra substância inorgânica.
VI. Na fermentação, a energia liberada nas reações de degradação é armazenada em 38 ATPs, enquanto na respiração aeróbica e anaeróbica é armazenada em 2 ATPs.

Estão corretas:

a) I , III , IV , V
b) I , III , V , VI
c) I , IV , V , VI
d) I , II , IV , V
e) I , II , III, IV





3. (VUNESP-2008) A realização dos jogos pan-americanos no Brasil, em julho de 2007, estimulou muitos jovens e adultos à prática de atividades físicas. Contudo, o exercício físico não orientado pode trazer prejuízos e desconforto ao organismo, tais como as dores musculares que aparecem quando de exercícios intensos. Uma das possíveis causas dessa dor muscular é a produção e o acúmulo de ácido láctico nos tecidos musculares do atleta. Por que se forma ácido láctico durante os exercícios e que cuidados um atleta amador poderia tomar para evitar a produção excessiva e acúmulo desse ácido em seu tecido muscular?





4.  (Fuvest-2000) Em uma situação experimental, camundongos respiraram ar contendo gás oxigênio constituído pelo isótopo 18o. A análise de células desses animais deverá detectar a presença de isótopo 18o, primeiramente

a) no ATP.
b) na glicose.
c) no NADH.
d) no gás carbônico.
e) na água.







GABARITO:

1. Resolução passo a passo:

a) As organelas produtoras de ATP são a mitocôndria e cloroplasto. Apesar de uma rara exceção de uma lesma do mar que consegue adiquirir cloroplastos da sua alimentação, animais não possuem cloroplasto. Sendo assim, a organela rodutora de ATP em animais é a mitocôndria.

b) No metabolismo celular é necessário, por diversas vezes, utilizar a energia adiquirida na respiração celular. Como a respiração celular une uma molécula de ADP (adenosina difosfato) a um P (fosfato) , formando o ATP (adenosina trifosfato) – ADP + P = ATP -, a quebra desta última molécula mais energética resultará em ADP + P.

c) Como mencionado anteriormente, mitocôndrias e cloroplastos são formadores de ATP. Sendo assim, podemos dizer que a respiração celular aeróbia e a fotossíntese formam esta molécula energética. Além disso, a fermentação, que é a respiração celular anaeróbica, também produz ATP.





2. A

Resolução passo a passo: A quebra de moléculas orgânicas mais complexas, como a glicose, para a liberação de energia e consequente formação de moléculas mais simples, como o CO2, ocorre na fermentação, na respiração celular aeróbia e na respiração celular anaeróbia. Com isso, o ítem I está correto. Nem todos os processos de obtenção de energia ocorrem na presença de oxigênio. Organismos desprovidos de mitocôndria realizam respiração celular anaeróbia e formam ATP. Organismos com mitocôndria, mas que estão privados de oxigênio também fazem respiração celular anaeróbia. Sendo assim, o ítem II está incorreto. A quebra das ligações das moléculas de glicose resultam em liberação de energia, por exemplo, que ficarão armazenadas em moléculas de ATP para quando a célula precisar utilizá-la. O ítem III está certo. A cadeia de aceptores de hidrogênio que está presente na respiração aeróbica e anaeróbica. No caso da espiração aeróbica, ela se encontra na cadeia de elétrons da mitocôndria, sendo o aceptor final o oxigênio. Já na respiração anaeróbia, o aceptor de hidrogênio é o piruvato formado na glicólise, oxidando o NADH. O ítem IV está correto. O ítem V também está certo pois, como dito anteriormente, na respiração aeróbica, o último aceptor de hidrogênio é o oxigênio, formando a molécula de água, enquanto na respiração anaeróbica é outra substância inorgânica, o ácido pirúvico. Por último, o ítem VI está errado, pois na  fermentação são formados somente 2 ATPs, enquanto na respiração aeróbia são formados em média 38 ATPs. A única opção que possui os ítens corretos I , III , IV , V é a letra A.





3. Resolução passo a passo: Em atividades físicas intensas, pessoas sem preparo físico ou amadoras não conseguem disponibilizar a quantidade de oxigênio necessário para que os músculos realizem a respiração aeróbia. Com isso, os músculos produzem energia sem oxigênio, realizando fermentação lática, produzindo ácido lático, que pode causar dores (a chamada dor desviada). Para que o atleta sem preparo não tenha tais incômodos, o ideal é a iniciação de exercícios físicos leves, com aumento de intensidade gradual. A prática constante de atividades físicas levará o atleta a ter uma melhoria na sua capacidade de obter e conduzir o oxigênio aos músculos, possibilitando que estas células realizem a respiração aeróbia.



4. E

Resolução passo a passo: na respiração aeróbia há três fases: a Glicólise, o Ciclo de Krebs e a Cadeia Respiratória. Nesta última, os hidrogênios que antes estavam ligados ao NAD, formando o NADH vão para a molécula de oxigênio, que também é conhecida como aceptor final de elétrons, formando a molécula de água. Sendo assim, se os camundongos inspiraram isótopo 18o e este oxigênio entra no processo metabólico de formação de energia da respiração aeróbia, este átomo será encontrado na molécula de água. Com isso, a opção correta é a letra E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário