terça-feira, 16 de abril de 2013

PROJETO LIXO



GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
PREFEITURA DE CAPIXABA
SECRETARIA MUNICIPA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NAIR SOMBRA

                                                           PROJETO LIXO É LUXO


Responsável pelo Projeto:
Francisco Nunes do nascimento (Professor de Espanhol, religião e artes)
Público alvo: Alunos - Pais - Professores –Auxiliares Administrativo- Comunidade em geral

Tema: Resíduos Sólidos Urbanos e Rurais - Lixo

Título de Projeto: Lixo é Luxo

VAMOS RECICLAR NOSSAS IDÉIAS SOBRE O LIXO?

Muita gente ainda pensa que a lata de lixo é um lugar mágico que faz desaparecer, como uma varinha de condão, aquilo que jogamos fora, que não precisamos mais.
Basta observarmos as reportagens na imprensa sobre o problema dos lixões e aterros sanitários, para constatar que é preciso fazer alguma coisa já, agora. Porque amanhã pode ser tarde demais.

O primeiro passo é "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade.

O lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser se-pa-ra-do através de um simples gesto, dentro de casa: colocar o lixo orgânico (úmido) em um coletor e o lixo reciclável (seco) em outro.
A coleta seletiva é a melhor - e por enquanto a única - solução para encaminharmos os resíduos que não são biodegradáveis (embalagens de plástico, vidro, metal, papel) para seu destino correto: as usinas de reciclagem

A coleta seletiva só tem vantagens e nenhuma desvantagem:
Redução do material enterrado ou jogado a céu aberto, evitando-se a poluição do ar, terra e água.
Redução da extração de recursos naturais que muitas vezes não são renováveis, como o petróleo.
Redução do desperdício.
Redução do depósito de lixo em lugares clandestinos.
Redução do consumo de energia na produção.
E geração de renda, através da inclusão social e da comercialização dos recicláveis, entre outras.
        A maneira mais simples e fácil é substituir os sacos plásticos de uma única cor
que hoje usamos, por tambores com cores variadas e especificações para cada tipo de lixo, conforme abaixo discriminados.
Lixo orgânico: tambor preto
Lixo papel: tambor azul
Lixo metal/aço: tambor amarelo
Lixo plástico: tambor vermelho
Lixo vidro: tambor verde


Você está convidado a ser mais um guardião da natureza e praticar os 3 Regulamentoss do cidadão eco eficiente: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
A natureza agradece!

Justificativa:
Esse estudo é de suma importância, pois trará grande contribuição não só para a atuação governamental no que tange a destinação correta dos resíduos sólidos, com também para despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de ricos e criativos materiais didáticos, que servirão de instrumentos para enriquecer as aulas, facilitando assim, o processo ensino/aprendizagem.

Objetivo Geral:
Despertar em nossos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive, ser usado na confecção de materiais didáticos alternativos.
Contribuir na total melhoria das condições de vida no planeta, visando o homem
em primeiro lugar.

Procedimentos Metodológicos e Técnicos:
Esse projeto terá como ações concretas a realização de algumas visitas técnicas de estudos em alguns locais (lixão municipal, terrenos baldios, rios, etc.) onde o lixo e depositado inadequadamente, a confecção de materiais didáticos alternativos usando sucatas, culminando com uma exposição dos trabalhos, a implantação no ambiente escolar de um projeto piloto de separação do lixo, a organização de uma cartilha educativa, realização de mini-concursos, distribuição de cestas básicas com venda do lixo recolhido no colégio, entre outras.

Enfim, serão efetivados vários levantamentos bibliográficos relacionado ao tema junto às bibliotecas públicas, instituições públicas ou particulares e a internet, que servirão de embasamento teórico para a execução do presente trabalho.

Atividades Desenvolvidas:

* Confecção de materiais didáticos alternativos usando sucatas.

* Exposição dos trabalhos criados pelos alunos.

* Implantação de um projeto piloto de coleta e separação do lixo no próprio Colégio.

* Venda do lixo reciclado.

* Realização de palestras com profissionais de instituições públicas e/ou privadas.

* Realização de um eco desfile com roupas de sucatas confeccionadas pelos alunos.

* Promoção de mini-concursos, como por exemplo, a escolha do (a) melhor: mascote, livreto, frases, teatro, tele-jornal, objetos de sucata, entre outros.

* Organização de um livro de receitas.

* Confecção de adesivos para divulgação da importância de se reciclar o lixo, usando a mascote e a frase criadas pelos próprios alunos.

* Organização de um livro com histórias sobre o lixo.




Avaliação;
A avaliação será através de provas escritas, trabalhos desenvolvidos em sala de aula em grupo e individual, trabalhos desenvolvidos juntamente com a comunidade local e com os pais em sua casa, relatórios das atividades desenvolvidas

Tempo de aplicação:
De preferência durante todo o ano letivo

Recursos Humanos:

Professores – Auxiliares Administrativo - Alunos - Pais

Recursos Materiais:
Material reciclável, papéis variados, fitas de vídeo, filmes fotográficos, cola, tesoura, máquinas fotográficas, filmadora, revistas, jornais, livros, cartilhas, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, tintas, serviços de terceiros (ônibus para as prováveis visitas técnicas de estudos), enfim, tudo o que possa ser reaproveitado.

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